Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Sabiás sempre cantaram

Os sabiás sempre cantaram. Muito antes de alguns marronzinhos descobrirem as delícias do apito desembestado, em nome de nada, as aves voavam e cantavam, desde os dias do paraíso.

Todo mundo sabe disso, tanto que, quando se pensa numa ideia parecida com o paraíso na terra, tem sempre canto de pássaros no fundo. Seja “Over the raimbow” ou em “Shangrilá” aves cantando fazem parte do filme. E Hoolywood não mente jamais.

É verdade que eles preferem os rouxinóis aos sabiás, mas todos são aves e cantam, anunciando a madrugada. Um novo dia que chega com novas esperanças em meio a tragédia de uma invasão alienígena, ou a hora de Romeu partir do balcão de Julieta.

Os sabiás, sabendo da herança das aves, sempre fizeram sua parte, e por isso cantam madrugada a fora, anunciando um novo dia nos horizontes do Brasil.

O problema é que alguns sabiás decidiram ser mais sabiás que a média dos sabiás. O resultado é que cada vez mais começam cantar mais cedo, infernizando a noite de quem tem sono leve e acorda com a gritaria sincopada das aves alucinadas, uma querendo cantar mais alto que a outra.

Paciência. Da mesma forma que os índios querem ser vistos como nação, os sabiás querem ser vistos como grandes cantores, com chance de gravar CD pirata e de fazer show pelas estradas da vida.

Pode mais quem chora menos. O negócio é meter a boca no trombone? Tem sabiá a postos. É só perceber que tem audiência. E se for de uma passarinha jeitosa, então melhor ainda. Aí que é hora de sabiá cantar. Como se anunciasse o fim do mundo.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.