Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Monumento Natural Mantiqueira Paulista

 

Se tudo correu como esperado, São Paulo está ganhando uma nova área deslumbrante, com mais de dez mil hectares, plano de manejo, propriedades privadas preservadas e o ordenamento turístico da região.

O Monumento Natural Mantiqueira Paulista será o terceiro Monumento Natural do Estado e o com a maior área. Localizado nos municípios de Cruzeiro e Piquete, em sua topografia montanhosa abriga grandes áreas de florestas e de campos altos, com centenas de espécies vegetais e mais de quatrocentas espécies de animais, entre aves, anfíbios, mamíferos, répteis e peixes, vários deles ameaçados de extinção.

Leia também: Veneza debaixo d’água

A serra é conhecida pelos seus mananciais de águas cristalinas, que abastecem os moradores e oferecem cachoeiras deslumbrantes, umas altas e poderosas, outras perfeitas para quem gosta de banho de cachoeira.

É das melhores sensações que o corpo pode ter. A água fria caindo pesada na cabeça e nas costas não tem preço. Eu sei porque gosto de banho de cachoeira e, ao longo da vida, entrei nas mais variadas cachoeiras, em diferentes partes do mundo, inclusive na região do novo parque.

O Monumento Natural Mantiqueira Paulista é mais uma resposta inteligente para um problema que tem solução. Não é verdade que a única forma de produzir riqueza numa região de mata ou campo é desmatando e plantando pasto ou lavoura.

Leia também: Uma cidade que pulsa

A preservação da vegetação natural pode ser muito mais rentável. Uma região deslumbrante como a Serra da Mantiqueira tem locais e vistas mais deslumbrantes ainda. E, então, explorar de forma inteligente e ordenada o seu potencial turístico é muito mais lucrativo e lógico do que derrubar árvores centenárias para plantar capim braquiária.

São Paulo está de parabéns! Sua população ganhou uma área de tirar o fôlego que, preservada, vai garantir a qualidade de vida das futuras gerações.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). É provedor (presidente) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.