Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um crime bárbaro

 

É estarrecedor você ficar sabendo que uma jovem foi morta numa trilha entre as praias de Maresias e Paúba, no litoral norte de São Paulo. Praia, mar, litoral são sinônimos de paz, tranquilidade, ondas quebrando na areia e a possibilidade da felicidade surgir sem aviso, trazida numa nuvem passando pelo sol.

Leia também: Para refletir em casa

Não faz sentido, não tem sentido um crime brutal como este. A jovem saiu de casa e não voltou. Foi encontrada morta próxima de uma caixa d’água da Sabesp, sem seus objetos pessoais, o que fez a polícia considerar o caso como latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

Ao que parece, foi morta por asfixia, mas isso tudo tem jeito de notícia de página policial, quando, de verdade, o que está em jogo é a constatação da boçalidade, da violência gratuita, do ódio que se disseminou pela sociedade brasileira.

O brasileiro era tido como o cordial. Com certeza, hoje não é mais, até porque sessenta mil assassinatos e quarenta mil mortes no trânsito, todos os anos, em qualquer momento desmentem a antiga afirmação.

Nós não somos cordiais, nem somos pacíficos. O país vive em guerra faz muito tempo. Os números acima não dão chance para outra interpretação. São estarrecedores e deixam as mortes nos países em conflito parecendo conversa de criança.

Leia também: Falar ou não falar

Confesso que não tenho resposta para o que leva alguém a cometer um crime como este. Vai contra a lógica, contra a possibilidade da misericórdia, contra a certeza de se chegar em casa no final do dia.

Vai contra a vida, contra a natureza, contra tudo que poderia fazer o mundo um lugar melhor, mas que, diante da violência, abre espaço para o desânimo, para a falta de resposta. Para a profunda tristeza de saber que uma jovem foi estupidamente assassinada.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.