Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Teu sorriso

Teu sorriso tem qualquer coisa de mágico. Na época em que as agulhas imantadas ainda não eram cientificamente compreendidas e apontar sempre na direção da estrela mais brilhante tinha que ter uma explicação divina.

Teu sorriso atrai meus olhos com a força do imã puxando para si um pedaço de ferro. Mas ele é generoso e ao contrário do imã, reflete meus olhos para dentro de teus olhos.

Se teu sorriso é mágico, teus olhos são as portas do paraíso, a certeza da busca pela pedra filosofal, a possibilidade de todas as possibilidades, numa promessa cálida e amiga.

Teus olhos transformam granito em ouro e ele se espalha rico e denso, no brilho profundo que sorri com tua boca.

Que sei eu de teus olhos. Eles me engolem, reorientam a concentração, mudam o foco, fazem mais ricas as flores dos ipês balançando calmas na brisa de pré-começo de primavera.

Você é a deusa da primavera. Teu sorriso e teus olhos são as chaves com que você abre a porta do esconderijo do céu e retira dele a estação das flores, dos dias amenos e das tardes gostosas.

Você é a aurora despertando o canto dos sabiás que tomam de assalto as madrugadas, quando ainda é noite e só um vago clarão começa a cortar o horizonte baixo.

Você é o encantamento dos contos de fada a mostrar que as fadas existem e que as histórias de princesas maravilhosas e rainhas más são tão verdadeiras quanto a falta de certeza de nossos dias.

Você é a cor do dia invadindo a sala. A espera materializada. O avesso feito direito. Ou um pedacinho da felicidade dos anjos.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.