Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A Catedral da Sé

A Sé de São Paulo não tem mais nada a ver com a antiga igreja colonial, derrubada faz tempo, para dar lugar a atual catedral.
Imponente no alto de sua escadaria, a Catedral da Sé de São Paulo desafia quem passa lá embaixo, andando pela praça feia e descaracterizada na década de 1970.

Com suas linhas góticas numa cidade fundada 500 anos depois do fim deste estilo, ela é a própria síntese da alma paulistana, em sua capacidade de criar e inovar, ainda que copiando o que não é seu, nem nunca foi ou conheceu.

Mas ela vai além: é uma catedral gótica com cúpula, o que é uma raridade, inclusiva na Europa, aonde este estilo floresceu, dando ao mundo Notre Dame, Colônia e outras igrejas deslumbrantes, quase todas sem o adorno que faz a glória de São Pedro que não tem nada de gótica.

Ela é em essência um retrato do paulista. Uma imensa mistura que une raças as mais diversas num universo relativamente pequeno e que serve de caldeirão para uma nova realidade humana, moldada no entendimento e na compreensão dos que vieram para cá atrás de uma vida melhor.

E não é só por fora que a Catedral de São Paulo é uma mistura de estilos. Dentro, ela não se faz de rogada, misturando desde linhas orientais, até o mais clássico barroco brasileiro.

Imensa, como a cidade onde está, suas naves se estendem grandiosas, com o pé direito muito alto elevando o pensamento humano para mais próximo de Deus.

Entre secos e molhados, com estilo ou sem, a catedral da Sé é uma igreja que se impõe, como o Deus quase humano do Velho Testamento.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.