Fim de ano estranho

O ano chega ao fim. Ano estranho, com desafios estranhos, dor, sofrimento e milhares de mortos, sem ao menos a despedida de um velório. Enterrados rapidamente, em valas abertas a trator, pelos cemitérios do Brasil.

A crise veio, viu e venceu. A recessão pegou forte, mas o país é um leão e reagiu com vigor, apresentando taxas de crescimento impressionantes, poucos meses depois da queda vertiginosa da atividade econômica.

Leia também: Começo de fim de ano

Até que ponto a retirada do auxílio emergencial vai derrubar esses números é algo que ainda não se sabe, mas a 25 de março e o Brás lotados nas semanas que antecederam o Natal são um sinal de que o brasileiro quer tocar em frente.

Aí mora o perigo. Tanto faz querer tocar em frente, a verdade é que a pandemia ainda está entre nós e as medidas de restrição devem ser levadas a sério.

O Brasil ainda não tem vacina e isto faz a diferença. Nosso Governo Federal não acreditou no vírus, não acreditou na pandemia e, no afã de copiar Donald Trump, não percebeu que o ex-presidente norte-americano se, de um lado negava a pandemia, de outro, incentivava a indústria a desenvolver a vacina. E a deles parece que é a melhor do mundo.