Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A Ford foi embora

 

Depois de mais cem anos no Brasil, a Ford foi embora. Está fechando as fábricas, suspendendo a produção, demitindo os funcionários. Não tem o que fazer, o passo é sem volta. É pena que a Ford vá embora. Ao longo de sua história no país, teve momentos raros de enorme sucesso e reconhecimento.

Foi a primeira montadora a acreditar no Brasil e seus Fords bigodes, montados no Ipiranga com peças importadas dos Estados Unidos, foram sucesso durante anos.

Leia também: Subindo de ré

Depois, já na história oficial da indústria automobilística no país, a Ford foi responsável pelo carro mais luxuoso fabricado aqui até os dias de hoje. O Galaxie e depois sua versão de luxo, o LTD, são ícones da indústria e representam um momento em que o Brasil conhecia dias mais ricos e com mais promessas de um futuro melhor. O crescimento estava na casa de 10% ao ano, a expansão industrial era exemplo para o mundo, as condições de vida da população mudavam rapidamente, a urbanização ganhava velocidade e mudava o modo de vida das pessoas.

No segmento dos carros mais baratos, a Ford lançou o Corcel, primeiro carro com radiador selado e freios a disco. E depois soltou o Maverick, cuja versão oito cilindros se tornou objeto de desejo.

Leia também: A cor dos carros

Aí a Ford se aliou à Volkswagen e nunca mais acertou o rumo. Com a separação das duas, poucos anos depois, a empresa ainda lançou o Ford Ka, que foi sucesso, e o Ecosport, que abriu caminho para os SUV’s pequenos, mas não conseguiu segurar o lugar e veio perdendo participação.

Sua saída do país não tem uma única causa e a mais importante não é culpa do governo brasileiro. A Ford não deu conta da concorrência e, apesar dos subsídios generosos, diante do custo Brasil e do reposicionamento do grupo no mundo, achou bom ir embora. Foi. Seja feliz.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.