Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Político não é tudo igual

 

Por conta dos maus exemplos, o cidadão comum tem o hábito de medir os políticos pela mesma régua. E é injusto. Ninguém duvida ou discute: a fama é consequência das notícias na mídia, dando conta dos maus feitos de parte dos homens públicos que não prezam a coisa pública, estão pouco se lixando para o eleitor, querem mais transformar a Mesa da Casa em balcão de negócios e, se possível, fazer parceria com alguém tão generoso quanto as empreiteiras denunciadas pela Lava Jato.

Mas se existem os maus políticos, existem também os bons e os muito bons. Gente que faz, que acredita, que está lá porque tem uma missão e entra de ponta cabeça nela, com o objetivo de melhorar a vida do povo.

Leia também: Politicamente correto

Existem políticos muito bons, bons, regulares, ruins e os muitos ruins, para os quais meu pai usava outra definição. Gente que está lá para se dar bem na vida. Especialistas em rachadinhas, esquemas especiais e chantagear o próximo, usando o cargo para se dar bem e ganhar bem mais do que já ganham, que, se bem somado, é muita grana.

Alguns, verdadeiros paradigmas, ou caricaturas de desenho animado, com a cara afunilada, os olhos duros e conversa de bandido, parecem ratazanas. Aliás, não só parecem, se comportam como elas e avançam sobre todo butim, inclusive a carteira da própria mãe.

Leia também: Não acredite em conto de fadas

Mas o bom político é diferente. O bom político analisa os fatos, tem bandeira, conhece seu eleitor, defende suas ideias com dignidade e atua dentro de padrões éticos. Além disso, está sempre aberto a ouvir novas demandas, se interessa pelo bem comum e entra de cabeça em novas lutas importantes para a comunidade.

Ao contrário dos maus políticos, que usam a tribuna para difamar, injuriar e caluniar pessoas de bem, o bom político usa as ferramentas à sua disposição para fazer o bem. Por isso a distinção é tão importante.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.