Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Politicamente correto

 

Pastel de feira não tem religião, partido político, time de futebol, intolerância ou preconceito. Ao contrário, quanto mais comidos, mais realizados eles ficam e quanto maior a diversidade da clientela, mais certeza eles têm de que estão no rumo certo e contribuindo positivamente para uma sociedade mais justa e equilibrada.

Pastel de feira é uma especialidade brasileira. O pastel não é, mas o verdadeiro pastel de feira não é um pastel normal, é um pastel com tudo de lúdico, onírico e maravilhoso que a definição contém. E é brasileiro.

Leia também: Pastel de queijo é muito bom

Pastel de feira é pastel de feira e ponto. É verdade, se há uma padronização do modelo do pastel de feira, não há uma garantia de qualidade que faça com que sejam iguais no gosto, na consistência, na fartura e no prazer de comê-los.

Uns são mais caprichados do que os outros, uns são mais saborosos do que os outros, uns dão mais prazer do que os outros. Mas, na média, mesmo os que não são os melhores costumam ser bons.

Tradicionalmente, pastel que é pastel é de queijo, carne ou palmito. Mas isso é tradicionalmente. Na prática, no dia a dia, na rotina das pessoas, os pastéis evoluíram muito e atualmente há pastel para todos os gostos, salgados e doces.

Cada um sabe de si e do que gosta, então que cada um seja feliz comendo o pastel que o satisfaz, na feira que o satisfaz. Não é porque eu gosto do pastel de queijo da feira do Pacaembu que todo mundo tem que gostar de pastel de queijo da feira do Pacaembu.

Leia também: Pastel é assunto sério

Tem dezenas de outras feiras com bancas de pastel que oferecem pastéis de todos os sabores e satisfazem todos os paladares.

Ainda bem que é assim, porque pastel que é pastel é politicamente correto. Tudo que ele quer é ser comido, de preferência, por todo mundo.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.