Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pelo amor de quem você ama

 

Pelo amor de quem você ama, de seus pais, de seus filhos, de sua mulher, de seu companheiro, fique em casa, use máscara, lave as mãos. O que aconteceu até agora é só o trailer do que vem pela frente.

Segundo os cientistas, as novas cepas do vírus são mais letais e se propagam com muito mais rapidez e facilidade. O que estamos vivendo é conversa de criança perto do quem vem pela frente. O buraco é muito maior e nós não estamos sequer preparados para cair nele, quanto mais para tentar sair. Porque, no máximo, conseguiremos tentar.

Leia também: Pandemia contra-ataca

Sem hospitais, sem UTI´s, sem pessoal treinado, não estamos dando conta da pandemia hoje, imagine a hora que a segunda onda quebrar na praia. Será um tsunami de proporções catastróficas e nós não teremos a menor condição de enfrentá-lo e muito menos de cuidar dos estragos, atender as vítimas, reunir as famílias e enterrar os mortos.

A Covid19 é uma doença diabólica. Eu sei porque tive, assintomática, sem maiores problemas durante a infecção, mas com sequelas bastante desagradáveis depois, quando tudo deveria estar calmo e eu dando risada do vírus. Não é assim, ela é tinhosa e te pega, na entrada, no meio ou na saída.

Leia também: O lado bonito da pandemia

Nós não temos vacinas e, com o mundo com poucas vacinas, não seremos nós que as receberemos em primeiro lugar. Estamos no final da fila, seja porque não compramos, seja porque os outros estão na nossa frente e são mais ricos e mais poderosos.

Quando onça sai para beber água, bicho esperto fica na toca, não vai na beira do rio, nem procura sarna para se coçar. A onça está bebendo água e convidou seu primo maior para beber junto. Ele aceitou e está chegando com sede e com fome, disposto a fazer a festa. Pelo amor de quem você ama, cuide-se. Pelo menos use máscara e lave as mãos.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.