Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pra ele não houve interferência

 

Eu lhe dou um tiro no pé; você diz que eu o agredi, mas eu respondo que não, que eu só dei um tiro no seu pé.

De uma forma ou de outra, eu pratiquei um ato violento, com consequências ruins para o seu pé. Se foi um ataque ou um tiro, é um mero detalhe.

Leia também: O cavalo arreado de novo

Da mesma forma se alguém passa com um carro por cima de outro. O outro dirá que foi atropelado; o motorista dirá que não, que ele apenas passou com o carro por cima do pedestre.

Pois é, para o mundo houve ingerência, num ato truculento e descabido, que teve como consequência a companhia perder em 24 horas mais de 70 bilhões de reais em valor de mercado, numa das mais estonteantes quedas de ações na Bolsa de Valores de São Paulo.

O interessante é que, para o grande capitão, não houve ato brutal, nem ingerência dele na Petrobrás. Ele só mudou o presidente, antes do fim do mandato e sem poder para isso, pelo menos da forma como o fez.

Um dia o grande capitão disse que era liberal e que o seu guru se chamava Paulo Guedes, carinhosamente apelidado de Posto Ipiranga, porque era quem tinha as respostas e resolvia os problemas econômicos.

Leia também: A miséria tem cara

Muito tempo atrás, houve um dia em que o grande capitão se disse liberal e que colocaria o Brasil nos trilhos do desenvolvimento. Aí apareceu o lobo mau e a história mudou. Como não tem comandante, nem caçador para dar conta do recado, o condottiere desdisse o que disse e se aliou aos mesmos aliados da turma que ele tirou do poder.

Os mesmos que ele disse que varreria da história. Mas que surpresa! Eleitos com o apoio dele, estão no comando do Congresso Nacional. E já mostraram que a fidelidade ao grande capitão é, no máximo, relativa, muito relativa.

Enquanto isso, o vírus corre solto, não tem vacina, o liberalismo foi pro espaço e a credibilidade do país escorrega ladeira abaixo.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.