Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

E as sombras se espalham

 

Quando eu digo “que saudades da Eletropaulo”, não é brincadeira, é saudade mesmo. Sinto falta da incompetência leve da antiga distribuidora. De sua forma quase simpática de deixar a cidade sem luz, pelo menos seu 0800 fingia que estava fazendo alguma coisa e acalmava o povo que ficava no escuro, conformado com a escuridão, sabendo que, de um jeito ou de outro, a turma da Eletropaulo tentaria dar um jeito.

Leia também: Saudades da Eletropaulo

Quantas e quantas crônicas desceram o pau na Eletropaulo. Cheguei a lançá-la para o troféu da mais incompetente de todas as empresas incompetentes e eles se animaram. Fizeram força, mas baixaram a bola quando perceberam que a CET não entregaria a coroa sem luta.

Mas o mundo gira e a vida roda. A Eletropaulo saiu de cena e entrou para a história, num primeiro momento comemorado, depois cada vez mais pranteado, por mim e por todos que dependem de sua digníssima sucessora. Tenho amigos que moram no Morumbi que postam diariamente as idas e vindas da energia elétrica na região.

E aí me volta a antiga cisma: será que os diretores da distribuidora de energia de São Paulo não estão prontos para inaugurarem uma fábrica de velas?

Leia também: O que era para ser iluminação pública

Meus amigos enfrentam o inferno na terra como se estivessem pagando seus pecados. Pecados que ninguém sabe se eles cometeram, até porque esse é um campo muito particular e com certeza não cabe a uma concessionária de distribuição de energia se arvorar em árbitro do juízo final e decidir quem paga e quem não paga seus pecados.

É uma vergonha. Uma vergonha e uma vergonha. Mas mais vergonhoso ainda é o Poder Público, o poder concedente, não fazer nada, apesar de não ser segredo o que está acontecendo.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.