Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O vírus dá as cartas

 

A pandemia continua correndo solta. Tem quem fale que estamos no pico da segunda onda, mas, se estamos, pelo jeito esqueceram de contar para ela.

O coronavírus faz o que quer e agora, com a cepa brasileira, nascida no Amazonas, como que uma vingadora dos desatinos humanos que colocam a região nos noticiários que falam mal do Brasil, tem tudo para acelerar, enquanto a vacinação segue em toada de cágado.

Leia também: Inverteram a ordem

Diz o ditado que quem pode mais chora menos. O vírus não está chorando, mas mais de duzentas e cinquenta mil famílias choram seus mortos. A covid está ganhando e de goleada.

É apavorante saber que não temos vacinas, que o Ministério da Saúde mente, que não há um plano nacional para combater a pandemia e que o Presidente da República parece que torce para o vírus.

Coisas deste país, que tinha tudo para ser uma filial do paraíso, mas é o décimo segundo círculo do inferno, o círculo macabro que nem Dante conseguiu cantar.

Não sei o que fizemos, mas deve ter sido muito grave. Afinal, ninguém merece passar o que estamos passando nos últimos 20 anos, a não ser que o pecado seja mortal e indesculpável.

Tem quem diga que é coisa de várias gerações passadas, mas que, na linha de ação da Bíblia, continuamos sendo punidos pelos erros e desmandos cometidos.

Leia também: Cadê a pandemia?

Não gosto da versão, mas como tudo pode ser, é melhor torcer para a vacina chegar, ter seringa para aplicá-la e que, em algum momento o brasileiro saia dessa.

Do jeito que está, vai ficar muito, mas muito feio. Pense nisso antes de cair na gandaia. Se sua mãe adoecer, periga não ter UTI.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.