Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pau ferro e alecrim

Que árvore é mais bonita, um pau ferro ou um alecrim? As duas são árvores deslumbrantes e as duas são o martírio de quem tem que limpar as folhas que caem de seu galhos ao longo dos anos, todos os invernos, deixando o solo mais fértil para a própria árvore, mas complicando a vida de quem vive nas cidades e tem um pau ferro ou um alecrim no jardim ou na porta de casa.

O pau ferro é maior, mas leva mais tempo pra crescer. Árvore de Mata Atlântica como o nome diz tem a madeira dura feito ferro e por isso cresce devagar, erguendo primeiro um tronco fino, com galhos mais finos ainda na parte de cima, para depois, aos poucos ir encorpando, tomando vulto na circunferência do tronco e nos galhos grossos erguidos no alto, formando uma ramagem de um verde especial, parecido com a cor do mar quando as águas verdes estão limpas.

O alecrim é mais denso, mais escuro, mais macambúzio, como se fosse um velho de roupa escura, daqueles de filme do começo do século passado. Também é mais baixo, se bem que seja uma árvore grande, e que cresce mais rapidamente que o pau ferro.

Desde menino eu me habituei com as duas. Na fazenda tem uma alameda cercada de pau ferros e um renque de alecrins logo acima da cocheira dos cavalos. Além deles, pelo enorme parque do jardim, as duas árvores surgem imponentes, cada uma com seu jeito típico, nos cantos mais inusitados, mostrando que a mistura de espécies feitas de propósito para criar uma paisagem artificial pode ser tão bela quanto a ordem da natureza nas matas da vida.

São Paulo tem alecrins e paus ferros deslumbrantes espalhados pelas suas praças e parques. É só questão de descobri-los.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.