Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Segunda dose

 

Você acha que é fácil tomar a segunda dose da coronavac? Não é. Pelo menos não foi no dia 9 passado. Quem sabe, por que abriu para a turma de 66 anos se vacinar; quem sabe por que correu a notícia de que o Butantan estava sem IFA e sem produzir a vacina; quem sabe pela soma dos dois ou muito mais, o fato é que não foi fácil tomar a segunda dose no dia 9 de abril, de manhã e de tarde.

Leia também: Quatro mil mortos por dia

Os “drive through” estavam desativados. Minha impressão é que a desativação foi porque não tinha vacina para todo mundo. Pode ser que sim, pode ser que não. Quem sabe o que aconteceu não vai contar, então, entre secos e molhados, vamos ficar apenas com o fato, os “drive through” estavam desativados ou pelo menos essa era a informação que corria solta de boca em boca, entre as pessoas que queriam tomar a vacina no dia 9 de abril.

Quem sabe mais chora menos e, no dia, quem cedo madrugou se deu bem. Tenho amigo que foi bem cedo e conseguiu ser vacinado depois de ficar numa fila que andou rápida e deu conta do recado em dez minutos.

Quem chegou mais tarde, no mesmo posto de saúde, se deu mal. A fila cresceu e, como tinha muita gente conhecida uma das outras, se formaram rodinhas, sem qualquer compromisso com o distanciamento social.

Leia também: Pandemia afeta a felicidade

Outros três postos, na parte da manhã, também estavam com fila de dobrar o quarteirão. Depois do almoço, dois continuavam na toada da manhã, mas o terceiro acenou com a solução. Não que não tivesse fila. Tinha, mas a fila andava rapidamente, então foi possível vacinar.

O drama do brasileiro é este. Como ninguém sabe se terá ou quando terá vacina, todo mundo corre pra se vacinar no mesmo dia e horário e aí é o caos. Não tem promessa, nem quebra galho. A vacina só sai depois de se procurar e esperar, com muita paciência.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.