Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Cada momento é um momento

Cada momento tem seu tempo, sua hora, e acontece naturalmente, porque é assim que o mundo gira e a civilização evolui.

Tem quem dirá que a civilização não evoluiu, que outros momentos foram muito melhores, que a vida hoje é pior do que ontem, mas não é. Se você fizer um balanço, verá que, para a sociedade, hoje está melhor.

Alguém dirá que hoje não temos vacina contra a covid19, então como é melhor? É melhor, sim. O mundo já tem vacina e, mais cedo ou mais tarde, nós também teremos.

Poderia ter sido diferente? Poderia, nós entramos errados na pandemia, ou melhor, não entramos. Achamos que era uma gripezinha e que logo tudo estaria resolvido… Não está. Mas, mesmo assim, o país está muito melhor do que na época da gripe espanhola.

Eu estou forçando a barra? Não, não estou. Não tem como comparar momentos diferentes, temos que comparar pandemia com pandemia, copa do mundo com copa do mundo, desenvolvimento com desenvolvimento e assim sucessivamente.

Cem anos atrás, não tínhamos assistência social. Não tínhamos rede de hospitais espalhada pelo estado de São Paulo. Não tínhamos escola para todos. Está sucateado? É verdade, mas não se esqueça que 80 anos atrás boa parte da população era banguela. Não tinha dentes.

Entre marchas e contramarchas, caminhamos muito e o Brasil de hoje é outro país. Neste momento as coisas estão feias? Você tem toda a razão, estão muito feias e ainda podem ficar pior.

Mas no total, entre secos e molhados, o país é outro e muito melhor. Tem energia elétrica para a maioria do povo, tem telefone, escola e rede hospitalar. Está ruim, é verdade. Mas, com um pouco de sorte, a coisa gira e daqui a pouco entramos de novo na rota do progresso.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.