Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os caminhos

São Paulo, no começo, era uma currutela espremida no alto de uma colina cercada por três rios e com uma encosta íngreme para se subir. A localização privilegiada sempre estivera às vistas dos portugueses e índios que habitavam o planalto desde bem antes da chegada dos jesuítas de Nóbrega. Só não havia sido ocupada antes, permanecendo deserta até a construção do segundo colégio dos padres, no ano de 1554.

Soldados na acepção da palavra, os jesuítas perceberam as enormes vantagens da posição privilegiada daquele morro para defesa e controle do planalto. E foi lá que ergueram a escola definitiva, depois de levantarem um colégio menor e provisório na vila de Santo André da Borda do Campo.

Mas se o núcleo urbano se mudou por ordem real para as imediações do colégio no ano de 1560, ali não era o único trecho habitado pelos europeus no alto da serra. Pelo contrário. Havia outras terras próximas já abertas pelo homem branco, a maior parte em conjunto com os índios amigos que povoavam a região.

Eram fazendas pequenas, apesar das enormes áreas por onde cada uma poderia se estender.

Poucos anos depois, havia também outros núcleos de povoação, como São Miguel, Embu e Pinheiros. E a Freguesia do Ó, onde Manuel Preto ergueu uma capela para Nossa Senhora. E Santo Amaro, mais longe, no final do caminho do Ibirapuera.

Cada um desses pontos era servido por um caminho que saia da vila mãe e se estendia pelo planalto, aproveitando a topografia para facilitar a viagem. Até hoje as principais vias da cidade seguem o traçado original dessas estradas ao longo das quais a cidade cresceu.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.