Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ruas da Vila Madalena

As ruas da Vila Madalena têm algumas características próprias muito curiosas. A maioria delas é morro e de difícil escalada, até para automóveis com motores maiores. Algumas são inimigas declaradas dos carros 1.0, e os tratam mal, fazendo todos eles passarem vexames incríveis na tentativa de subi-las.

Outras menos radicais, aceitam o trânsito livre de todos os carros, mas nem por isso deixam de subir e descer, se cruzando em ângulos retos, como se fosse um enorme tabuleiro de Damas.

Algumas são bonitas, outras têm vista bonita. E a mais bonita de todas é a que do alto do morro dá no cemitério, quando suas flores se abrem, no outono, saudando os vivos em nome de seus mortos.

Além disso, a Vila Madalena está na moda e virou porto de bares e restaurantes que lotam todas as noites e infernizam quem mora perto.

Mas o preço do progresso é mais caro e as ruas estreitas da Vila, que já ficavam lotadas de noite, agora ficam intransitáveis de dia, porque viraram alternativas para quem quer fugir do inferno da Rebouças.

Só que as ruas da Vila Madalena têm outro traço que é só delas e que pouca gente sabe que é uma particularidade, porque não aprendem história do Brasil na escola.

Lá se cruzam jesuítas e bandeirantes, com a mesma liberdade que se encontravam nos campos de Piratininga quase 500 anos atrás.

Exemplo disso são Diogo Giacome e Aspicuelta, jesuítas da gema, que dividem o espaço do bairro com Mourato Coelho e Fradique Coutinho, bandeirantes do ciclo do Guairá, que desceram ao sudoeste do Brasil para trazerem alguns mil índios, na bandeira de Fernão Dias Paes.

Como se vê, democracia na Vila Madalena é hábito antigo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.