Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Instabilidade Tricolor

Ainda é cedo para falar. Os adversários conseguem ser tão ruins como o São Paulo, mas isso não é motivo para não prestar atenção. O começo do Campeonato Brasileiro foi inédito na história da competição e na vida do time.

Os são-paulinos sabem… anos jogando mal, como que fazendo força para cair para segundona, sem planejamento caprichado, estão levando o time ao seu pior momento. O São Paulo namora a zona do rebaixamento e o faz merecidamente. Poucos times na história do campeonato chegaram aonde o São Paulo chegou. De cara, nove rodadas sem vencer, depois, duas vitórias e um ganha e perde indecente não é para time com pretensões a entrar no panteão do futebol pela porta da frente.

O São Paulo tem feito isso sem esforço. Até agora, oscilou, subiu e desceu. E tem entediado os torcedores mais fanáticos, jogando um joguinho de barata tonta andando para trás. Da pequena área adversária de volta para o goleiro tricolor. E gol do adversário, completado pela ineficiência do ataque, que num enorme número de partidas não consegue chutar uma bola com perigo, a não ser para confirmar as exceções à regra.

Diz a lenda que pode ser de propósito, eu não acredito que tem esforço, ou planejamento. E falta investimentos, compra de tecnologia digital, desenvolvida nos campos de pebolim por craques reconhecidos em Redenção do Pé da Serra. Às vezes parece que a ordem no time é descer para a segunda divisão.

Ver o São Paulo jogar não espanta porque nós, são paulinos que acompanhamos o time, sabemos que é apenas a repetição do que já aconteceu nos últimos anos. Pelo jeito, não tem como ser diferente.

Pelo andar da carruagem, agora, os que sonham com a queda têm uma esperança no fim do túnel. Cair pra segunda divisão pode acontecer.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.