Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os personagens esquecidos

Quem já ouviu falar de Pedro de Rates Hanequim? Com certeza pouca gente, muito pouca gente, quem sabe a mesma que conhece a figura de Maria da Grã, que também respondia por Terebé, e era irmã de Bartira, e se casou com um jesuíta, antepassado do poeta Paulo Bomfim, com autorização formal de Santo Inácio de Loyola, para maior glória de Deus e poder da Companhia de Jesus.

E, no entanto, Hanequim morreu afogado e depois enforcado e teve o corpo queimado num longo ritual de execução porque se recusou a pactuar com o poder e, em 1771, não abriu mão de sua crença de que o paraíso terrestre existia e ficava no Brasil.

Mas, além dele, quem conhece Domingos Luis Grou, que, em 1590, partiu de São Paulo, comandando uma bandeira armada com Antonio de Macedo, para encontrar a lagoa Dourada, subindo na direção do Rio São Francisco?

E quem sabe que Antonio de Macedo era filho de João Ramalho e que essa bandeira foi das primeiras de uma série destinada a explorar sertões completamente novos, conhecidos como os sertões do Paraupava e que durante séculos ficaram esquecidos porque o rio Paraupava desapareceu do mapa? Quem sabe que ele foi reencontrado e que é o rio Araguaia?

Quem sabe que os patronos de boa parte das ruas da Vila Madalena eram bandeirantes que vararam o sertão do Guairá com Fernão Dias Paes? Que Mourato Coelho e Fradique Coutinho foram capitães de uma das grandes bandeiras de nossa história?

Quem sabe que história é essa e onde ela começa e acaba?

Quem sabe por que os livros de história das escolas brasileiras fazem questão de contar uma história sem graça, volta e meia sem pé nem cabeça, que esconde tanta gente interessante e tanto fato bonito, como se eles depusessem contra nós?

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.