Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Felicidade é viver em paz

Felicidade é viver em paz. Deixar a vida fluir como um grande rio que atravessa uma planície suave. Lento e largo, correndo com calma, carregando quase sem balanço em suas águas caudalosas os destroços que caem em sua corrente.

Ser apenas uma gota d’água no meio deste universo tranquilo, que avança inexoravelmente rumo ao mar, mas sem pressa, observando a paisagem, se integrando a ela, para, depois, contar para as areias das praias sobre a planície e a vida que a enche de alegria, no voo das aves, no balançar das flores, no salto dos peixes.

E como gota entrar no mar, se fundir ao imenso oceano para ser parte indissolúvel da origem da vida e ir e vir no leve oscilar das calmarias ou nas dramáticas ondas levantadas pelas tempestades.

Cruzar as distâncias entre os continentes para, do outro lado do mundo, contar para as areias de uma praia jamais vista antes sobre a vida de uma planície, num continente do outro lado do globo.

Felicidade é a paz de cada momento vivida de forma tão intensa que não se tem sequer a noção de se estar vivendo. Simplesmente fluir ou dançar como a brisa brincando com as flores das campinas por onde meu rio de águas calmas avança, sem pressa, indolente como um carinho, profundo como um beijo.

É sentir cada instante como o mesmo momento em outro tempo, com outro corpo, e outros olhos, e outro tato, e olfato e paladar.

É viver sem outra preocupação além de respirar, de comer e de amar.

Felicidade é ser parte do imenso rio que atravessa a vida, nascido para além do infinito do cosmos, e nele descobrir a paz de viver bem, em paz e com calma, porque esse é o único sentido do ser.

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.