Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Professora Aurora Albanese

A vida tem momentos que decidem os passos importantes, as viradas, as situações em que tudo está em jogo e pode dar certo ou pode dar errado.

Todos passam por isso e, mais dia menos dia, se veem frente a frente com a onça esfomeada e descobrem que se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. Nessas horas, até uma lança de bambu faz a diferença, pra não falar num carrinho de rolimã e descer ladeira abaixo.

Minha primeira vez foi na segunda série do ginásio. O professor de matemática era um desastre e me fez nunca mais gostar da matéria, com tudo de fascinante que os números têm. Mas, na hora mais grave, me deixou de segunda época e precisando tirar nove para passar de ano.

Foi aí que minha fada madrinha – não foi o acaso – me fez ter aulas particulares com a Professora Aurora Albanese. Todo o mês de janeiro, matemática, matemática e mais matemática, sob a batuta da única professora que poderia fazer o milagre: tirei dez e passei de ano.

D. Aurora é um nome clássico na história do ensino da química no Brasil. Reconhecida internacionalmente, sua carreira consagradora a fez inclusive reitora da Universidade Mackenzie, uma das mais conceituadas do país.

Mas para mim ela será sempre a D. Aurora que me preparou para enfrentar meu primeiro grande desafio na vida e passar de ano na segunda série, na segunda época de matemática. Além disso, a Adriana, filha de D. Aurora, é uma querida amiga de outros carnavais.

A última vez que estive com D. Aurora foi na minha palestra no centenário do Colégio Dante Alighieri. Agora, soube que D. Aurora morreu. O Brasil perde uma grande professora, a família perde uma grande mulher e eu perco uma fada madrinha.

D. Aurora, obrigado por tudo e que a eternidade lhe seja leve.

 

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.