Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A nova farda da CET

Tenho visto alguns marronzinhos usando novos uniformes, com outras cores, possivelmente, na visão dos estilistas da companhia, mais dinâmicas, assertivas e aderentes aos uniformes dos super-heróis das histórias em quadrinhos, transformadas em filmes de ação.

Não é mais aquele marrom doente do fígado, cortado por barras amarelas, que deveriam parecer listas e dar charme ao conjunto. Não, agora a roupa é amarela e preta, como se o Zorro entrasse no século 21 metendo os dois pés na porta, disposto a disputar com quem quiser ser o dono do uniforme mais “da hora”, num claro desafio a Flash Gordon, ostentando o uniforme novo no lugar da antiga roupa que o fez famoso nos campos da Califórnia, de capa e máscara, o que infelizmente a CET não tem.

Quem sabe fosse interessante os bravos marronzinhos ganharem uma máscara contra gás mostarda para completar a indumentária de combate.

Alguém poderia objetar que não teria utilidade porque não usam gás mostarda em São Paulo. E a reposta seria que tem utilidade prática porque protege os pulmões dos gases venenosos emitidos pelos veículos de todos os tipos que circulam pela cidade.

Além disso, com a máscara, os bravos heróis bissextos ficariam parecidos com saúvas gigantes saídas dos filmes B de ficção científica e isso teria um efeito “empoderador” tremendo.

Muitos motoristas, ao vê-los, entrariam em pânico, reduziriam a velocidade e causariam acidentes menores. Mas outros simplesmente desembestariam, pisariam no acelerador e cruzariam os radares em excesso de velocidade, propiciando a emissão de mais multas.

Seja como for, o novo uniforme é no mínimo tão feio quanto o anterior. Ainda bem que não vemos muitos marronzinhos nas ruas da cidade.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.