Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Enem com a cara do governo

O grande comandante declarou que o Enem está ficando com a cara do governo. Poucas vezes uma afirmação esteve tão correta. O pedido de demissão coletiva de mais de trinta técnicos encarregados de aplicar o exame, pouco antes da data, mostra que realmente o exame está carimbado com a marca registrada do governo, a saber, a incompetência.

Este governo não é famoso por ter qualquer cuidado com a educação, a cultura ou o saber. Ao contrário, seu caminho trilha o outro lado da montanha e se esmera em valorizar a mediocridade, o negacionismo, a estupidez e a falta de bom senso.

É ler as insinuações sem sentido sobre a conexão entre a vacina da covid e o vírus HIV para se ter claro que acharem que a terra é plana está absolutamente dentro da visão de mundo esposada pela turma.

Nada de novo debaixo do sol. Apenas o governo não entende que o Enem não tem que ter a cara do governo, o Enem não tem que ter cara, o Enem tem que avaliar os estudantes brasileiros e ser um caminho para seu desenvolvimento. Mais que isso, tem que avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas nossas escolas e o grau de eficiência alcançado e, assim, tomar as medidas para as correções de rumo necessárias para nos fazer competitivos num mundo cada vez mais profissionalizado.

É verdade, o governo não tem ninguém com alguma intimidade com a academia ou destaque na cultura. Ao contrário, tirando uma ou duas exceções, o que impera é a mediocridade, que se reflete nas ações adotadas e nas suas consequências, como a inflação fora de controle, o dólar a galope, o combustível na casa do chapéu, a fome batendo na porta e o crescimento andando de macha-ré, seis meses antes do esperado.

Ao fazer o Enem ter a cara do governo, o governo está condenando o Brasil a patinar na lama do atraso. Quem vai pagar a conta somos nós.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.