Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Nas trevas das ruas

O que será que está por trás das trevas das ruas paulistanas? Não o que está escondido nas ruas e nas suas quebradas, porque isso quase todo mundo sabe que são os assaltantes e os bandidos mixurucas, que precisam das trevas para se esconder e assaltar quem passa perto.

Não o que está escondido no negro mais negro do asfalto, porque isso todo mundo sabe que são os milhares de buracos que o prefeito mandou instalar para marcar o compasso das aulas de dança para crianças carentes e motoristas desavisados.

Não o que costuma se esconder no fundo das trevas, e que representa o mal, porque isso todo mundo sabe que, em São Paulo, hoje, não precisa das trevas, e por isso tão pouco se esconde, por conta da bandalheira que grassa faz tempo, impune pelos corredores do poder municipal.

Mas, as razões que levaram as trevas a tomar conta da cidade, se espalhando por todos os cantos, famosos ou não; por todas a ruas, largas e estreitas; pelos becos e pelas praças, como se a luz elétrica ainda não tivesse sido inventada e a iluminação pública fosse feita com óleo de baleia.

As razões que levaram São Paulo a não ser mais vista do alto, e muito menos do espaço, quem sabe para não servir de alvo para algum ET mal intencionado.

Tudo pode ser, inclusive isso. O medo lógico da cidade servir de guia para os raios maléficos de alguma civilização mais avançada e mais cruel.

Mas pode também ser uma armadilha para pegar os bandidos que no escuro cairão nos buracos, explicando e justificando os próprios buracos como uma medida da maior importância para segurança urbana.

Pode ser tanta coisa, que é melhor não pensar mais no assunto, mas sair correndo para comprar ações das fábricas de pilha na bolsa de valores.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.