Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O castigo do carrasco

Certa manhã de primavera, com o sol iluminando as encostas do Monte Olimpo, Ganimedes foi acordado pelo som da campainha da porta da morada dos deuses. Quem poderia ser? Àquela hora, e no Olimpo! O imortal se levantou e, nu, exibindo o corpo perfeito, foi ver quem era.

Ao abrir os portões de bronze, deu com uma águia com ar triste pousada no mármore da entrada. Lembrando-se de sua aventura, quando, raptado por Zeus e transformado em águia, foi amado pelo deus dos deuses num longo voo cósmico, Ganimedes, se apiedou da ave e foi com toda a boa vontade que perguntou por que ela batia nas portas do Olimpo.

A águia disse que precisava falar com Zeus, que estava sendo injustamente punida e que na punição tinha o dedo do deus, que, com certeza, no momento da decisão, tomado pela ira contra Prometeu, não medira as consequências, nem vira que uma inocente seria seriamente afetada e injustamente castigada.

Ganimedes pediu que ela explicasse seu ponto e disse que, se entendesse a reivindicação da águia, intercederia por ela.

A águia contou que, para castigar Prometeu, por ter dado o fogo aos humanos, Zeus havia determinado que uma águia, todas as manhãs, eternamente, devorasse o fígado do Titã, que se recomporia durante a noite para ser comido de novo no dia seguinte.

Ela era a águia escolhida por Zeus e vinha pedir a intersecção de Ganimedes porque sabia de sua influência no Olimpo. Como o castigo era eterno, ela também era eterna e não aguentava mais eternamente comer o fígado de Prometeu. Quem estava sendo castigada era ela e não ele!

Convencido do direito da águia, Ganimedes falou com Zeus. Ele nega, mas estou certo que foi o deus quem ordenou a Hércules que, num de seus 12 trabalhos, libertasse o Titã. De verdade, ele estava libertando a águia.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.