Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Nossa Senhora de Fátima

Quando eu era menino, o Sumaré era completamente diferente do que é hoje. Para começar a avenida Dr. Arnaldo não tinha viaduto e por baixo dela não passava nenhuma avenida Sumaré. A Dr. Arnaldo se estendia por cima do morro, que é a continuação do espigão da Paulista, e ia acabar para os lados da Pompéia, que também era bem diferente, os dois bairros com jeito de bairro de cidade o interior.

Bem no alto do morro, numa zona tranquila, que curiosamente, continuou tranquila, mesmo com a nova Dr. Arnaldo ameaçando o pedaço com seu trânsito alucinado, fica a igreja de nossa Senhora de Fátima.

Igreja maior do que o bairro, a igreja de Nossa Senhora de Fátima, quando eu era criança, parecia maior ainda, imponente no seu alto majestático, dando os fundos para o Jardim da Bandeiras, então um enorme terreno baldio, com uma ou outra casa, começando a ser erguida, primeiro nas encostas do morro da igreja, depois do outro lado da Heitor Penteado, que então tinha mais jeito de estrada do que de rua e servia de caminho para a saída da Anhanguera, por onde íamos para a fazenda.

Igreja bonita, a igreja de nossa Senhora de Fátima é grande e rica e tem linhas suntuosas, se comparada com as linhas das igrejas de bairro, mesmo de uma cidade como São Paulo.

É uma igreja que impõe respeito e ao mesmo tempo tem seu charme e seu aconchego. Quer dizer, é uma igreja onde é bom a gente entrar para rezar.

Com suas torres sólidas e suas paredes altas, ela transmite a força divina e a transfere para quem a procura em busca de abrigo ou apenas de um pouco de paz, para descer por cinco minutos da vida elétrica da cidade grande.

A igreja de Nossa Senhora de Fátima é uma igreja boa como um abraço de mãe.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.