Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os quero-queros

O quero-quero é a ave símbolo dos pampas gaúchos. Ave das imensidões meridionais varadas pelos cavaleiros de bombachas, com suas facas de ponta e as cuias de chimarrão.

O Rio Grande do Sul é sua terra. É lá que tradicionalmente os quero-queros fazem a festa, na sua piação estridente, informando que o pedaço é deles e que é bom você não entrar.

Mas os quero-queros decidiram inovar e saíram rumo norte, como os gaúchos que, em 1930, depois de desabalada correria, acabaram amarrando seus cavalos numa praça em pleno centro do Rio de Janeiro.

Estava instalada a Revolução de 30 e Getúlio Vargas tomava o poder, só saindo em 1945, quando as tropas brasileiras voltaram da Segunda Guerra Mundial e o exército estava imbuído dos ideais democráticos que venceram o nazi-faxismo, tão caro ao ditador tupiniquim.

Os quero-queros migram no sentido contrário das migrações brasileiras. Enquanto, tradicionalmente, nossa população migra do nordeste para o sudeste, os quero-queros migaram do sul para o sudeste.

E se instalam nos campos da Cidade Universitária, mostrando que a sede de cultura não é exclusividade do ser humano. Ao contrário, aves, répteis e mamíferos dividem o espaço da antiga fazenda com a sem cerimônia de quem quer saber mais e paga o preço para isso.

A Cidade Universitária é rica, segura, tranquila e oferece condições ideias para os quero-queros procriarem. Por que botar os ovos nos campos arados pelos imensos tratores que cortam os pampas? Muito mais fácil o campus de uma Universidade, onde o respeito ao próximo deveria ser cânone, princípio fundante.

Os quero-queros não são bobos. Ocuparam os gramados da USP e não tem força que os faça sair de lá. Sair pra quê, se aqui está muito bom?

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.