Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Igreja do pátio do Colégio

Cada vez que eu entro na igreja do pátio do Colégio é como se entrasse numa máquina do tempo. Como se participasse, mais do que visse, mais de 500 anos de história do Brasil, desde a chegada das primeiras caravelas, ainda no final do século 15, até os dias atuais, com São Paulo transformada numa das maiores cidades do mundo.

Quem vê a igreja de linhas retas e militares, no coração da cidade, não imagina que a construção que vê não tem mais nada da pequena escola inaugurada num distante dia de janeiro, no ano de 1.554.

Aliás, tem muito pouco da igreja que sobreviveu até o final do século 19, mas que desmoronou quase que completamente quando suas ruínas não aguentaram os estragos do tempo e o descaso dos homens.

A capela acanhada que servia de escola, em volta da qual a cidade começou a criar raízes a partir de 1.560, era muito menor do que a já pequena igreja reconstruída em meados dos anos 70, com base na planta setecentista que substituiu o colégio real, erguido pelos jesuítas de Nóbrega, seis meses depois de chegarem na vila de Piratininga, em agosto de 1.553.

Mesmo sendo a reconstrução de outra igreja mais recente, a capela de linhas retas, jesuíta na alma, me comove como se do largo em frente ainda partissem as primeiras expedições destinadas a dobrarem o tamanho do Brasil.

Como se em seu pátio ainda se desenrolassem as brigas entre padres e paulistas, ambos interessados nos índios e no ouro que a terra então escondia.
Pouca gente, hoje, conhece a capela do pátio do Colégio, no entanto, por todos os motivos – até pela singeleza – ela vale uma visita.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.