Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A tranqueira

A principal razão do colégio dos jesuítas ter aglutinado os moradores do planalto foi sua localização, mais inteligente do que a da vila de Santo André.
Enquanto os jesuítas escolheram uma colina íngreme, cercada por cursos d’água, a vila de João Ramalho ficava numa região fácil de ser atacada, sem grandes obstáculos para diminuir o ímpeto dos agressores.

E no começo da história, um ataque era uma ameaça concreta, que inclusive aconteceu mais de uma vez.

Quando os jesuítas decidiram erguer sua “casa dos meninos” na colina, não foi por causa da vista, mas para se defenderem melhor.

Quem atacava o planalto eram índios inimigos de Tibiriçá e dos portugueses. E estes não eram poucos, sendo que o movimento mais importante foi com certeza a Confederação dos Tamoios, com quem a paz foi conseguida graças a Nóbrega e a Anchieta, que se arriscaram pessoalmente, seguindo para o território inimigo, onde Anchieta ficou como refém até a paz ser negociada.

Por conta desse risco concreto, em 1560 o governador geral do Brasil ordena que a vila de Santo André mude de lugar, para se instalar na mesma colina onde desde 1554 estavam os jesuítas.

Mas se a colina era de fácil defesa, suas encostas e os rios que a rodeavam não eram suficientes para tranquilizar os moradores. A vila tinha também uma muralha, feita de terra e paus, que a rodeava inteiramente, permitindo o ingresso apenas por quatro portões.

Mas se a tranqueira existia, ela exigia cuidados em que rapidamente ninguém quis prestar atenção e o resultado foi ela acabar cheia de buracos, feitos pelos próprios moradores de São Paulo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.