Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As paineiras

“Ah, essa impiedade da paineira para consigo mesma!” Mário de Andrade, impresso, e depois apagado, na lareira do salão da frente da casa de meu tio Alfredo.

Paineira, na visão do grande escritor, porque com seus espinhos afastava os amigos, machucando-os, quando chegavam perto de sua beleza, ou generosidade.

Poucas árvores no mundo são mais belas do que uma paineira florida, reta, com seus galhos altos, cobertos de flores entre o roxo e o vermelho, num pasto verde, no alto de um morro, numa tarde de outono.

Mas se não as temos assim, porque a cidade engoliu seus pastos, as temos enfeitando as ruas e praças, em bloco ou solitárias, todas cumprindo seu papel de embelezar a cidade.

São árvores de todos os tamanhos e idades, se bem que, sendo árvore de madeira mole, a paineira, para os padrões das árvores, não é longeva.

Eu não sei o que aconteceu com elas este ano, mas sua florada explodiu mais cedo, enchendo a cidade com a vida de suas cores fortes, tapando o cinza triste que é nossa marca registrada e que se espalha pelo chão, pelos muros e pelo céu.

Não há canto em que tenha uma paineira que não esteja manchado com a cor peculiar de suas flores pequenas vestindo seus galhos com poucas folhas.

E vendo as árvores lindas deixando mais bonita a cidade sistematicamente feia e maltratada, me vem a dúvida sobre a definição de Mário de Andrade, pelo menos agora, quando as paineiras estão e todo mundo olha para elas, procurando um pouco de cor para enfeitar suas vidas.

E a impiedade da paineira para consigo mesma se transforma em amor, um amor quente e próximo, humano, como o vermelho suave de algumas de suas flores, em retribuição para tanta beleza.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.