Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os dias bons

Existem dias em que no momento em que a gente acorda fica claro, sem nenhuma razão mais explícita, que ele vai ser uma tragédia. Que tudo dará errado, que as coisas não correrão da melhor forma e que o ideal seria ficar na cama, torcendo para ela não desabar ou casa pegar fogo.

São dias negros, em que nada funciona e nos quais não adianta acender vela ou fazer promessa para o anjo da guarda, porque ele está de férias pescando truta em Campos do Jordão.

Mas existem dias que também sem explicação, na hora em que a gente sai da cama, vem a certeza de que tudo dará certo e que o impossível está ao nosso alcance.

A sensação começa de forma indefinida, em algum lugar dentro da gente, e cresce lentamente como um carinho gostoso, se abrindo num sorriso tranquilo que ri mais com os olhos do que com a boca.

Do outro lado da janela aberta uma manhã radiosa nos espera de braços abertos. Na palmeira em frente um sabiá canta, nos contando que também está de bem com a vida e que a manhã para ele é tão maravilhosa quanto para nós.

Ao sairmos da cama, o cheiro de café quente nos dá o bom dia da casa, misturado ao cheiro maravilhoso do pão fresco, recém-chegado da padaria.

Tudo conspira para a nossa felicidade. Aliás, a conspiração é interna e se serve dos objeteis do cotidiano para nos fazer perceber que o dia vai ser lindo e que tudo vai dar certo.

A reunião para fechar um novo negócio com o cliente mais chato de todos flui como uma valsa; o trânsito permanentemente empacado entre a casa e o escritório milagrosamente rola no ritmo dos grandes rios em busca do mar; a alegria instala-se na alma, impedindo qualquer pensamento ruim, qualquer ideia negativa.

E o dia corre solto, entre conversas leves e momentos de inefável felicidade. Momentos que são divididos com quem está próximo, porque são momentos grandes demais, bons demais para serem só nossos.

A vida se faz em poesia; em música que fala à alma; em sonhos tornados possíveis, porque tudo dentro da magia do dia, é de novo viável.

E a noite chega e nos encontra na cama, deitados, com a certeza de todos os preços pagos e do dever cumprido, não por ser dever, mas porque enganar o ruim e o feio é um enorme prazer.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.