Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Onde se escondeu a paz?

Uma vez o revolucionário mexicano Benito Juarez disse que o respeito ao direito alheio é a paz. Sem dúvida nenhuma, a colocação é correta. Mas, será que só o respeito ao direito alheio é capaz de nos dar a paz?

Paz! Simplesmente paz! Nenhuma outra sensação substitui um momento de paz. O momento em que nós esquecemos as dúvidas, os medos, os anseios, quase sempre sem sentido.

Para que a paz possa existir é indispensável o respeito ao próximo e a melhor forma de se respeitar o próximo é, antes de agirmos, nos colocarmos no lugar dele, para sabermos o tamanho do pisão e se vai doer ou não.

Infelizmente nós nos esquecemos de fazer isto com muito mais frequência do que seria desejável, e o resultado são as tempestades em copo d’água tomarem o vulto dos grandes maremotos, destruindo de uma vez relacionamentos erguidos ao longo do tempo.

A paz é o sonho possível que por ser possível mas raramente viável, acaba sendo frustrante.

Nós a vemos ali, na nossa frente, fácil de alcançar, e no entanto não conseguimos chegar nela.

Como uma miragem, a cada passo em sua direção, ela se afasta na mesma medida, rindo da nossa busca.

Viver em paz! Não a paz coletiva que espanta as guerras e as convulsões sociais, mas a paz interna, a paz que nasce na alma e se espalha como um arrepio ao longo do corpo!

Deitar e poder dormir sem viajar nas ideias que invadem a cabeça antes do sono!

Estender a mão é sentir o contato de outra mão, e saber que ele é bom. Saber que a outra mão nos quer bem e está ao nosso lado para somar e não para atrapalhar.

Paz, cinco minutos de paz por dia, cinco minutos com a tranquilidade nascida da paz, e da sua calma, e da sua poesia.

Meu Deus que vê o mundo e que sabe que o homem é fraco e imperfeito – que sabe que eu sou fraco e imperfeito – me dê, meu deus, uma única vez por mês, cinco minutos de paz num dia!

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.