Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O tempo e a felicidade

O tempo passa. Passa para mim, passa para você, passa para nós. Mas a passagem do tempo pode ser boa. A passagem do tempo pode nos ensinar coisas que fazem a vida mais gostosa.

Gestos que nos fazem mais próximos, coragem que nos faz mais verdadeiros.

O tempo passa. Passa nas noites e nos dias pensando em você, nas noites e nos dias repartidos com você. Outros sóis e outras luas já brilharam, mas, faz tempo, o retrato que eu vejo no sol e a imagem que eu vejo na lua é você.

Você, inteira, com um sorriso que faz mais brilhante o sol e mais secreta a lua.

Um sorriso que se abranda e que abranda os seus traços duros. Traços fortes, que se entregam aos meus meus olhos, como se o meu gesto abrisse as portas do quarto secreto onde você esconde a sua esperança de felicidade e retirasse de lá uma pálida possibilidade, que já é mais do que você teve antes.

Repartir. A palavra secreta é fácil. Repartir. A vida foi feita para ser vivida a dois. Por isto Deus, ao ver Adão dormindo sozinho, roubou-lhe uma costela, e criou a mulher. Deus sabia que a felicidade de adão dependia da felicidade da mulher e que para fazê-la feliz adão não hesitaria em pecar, roubando o fruto proibido e entregando-o à Eva.

Deus sabia que adão seria capaz de comprometer a certeza do paraíso pelo contentamento de Eva. Que para ele a eternidade era pouco perto do sorriso da mulher amada.

E desde o começo dos tempos, este tem sido o destino dos homens: amar. Amar com tal intensidade que a poesia se torna pequena diante de tanto amor.

E quando o tempo passando solidifica certezas que transformam a alma e a deixam mais próxima, então, o amor do homem pela mulher se faz mais quente e mais terno, e as lágrimas dos dois se misturam numa única risada, que faz os pássaros cantarem e o vento levar em seu caminho os segredos que revelam os segredos da felicidade e que provam que ela é possível.

O tempo passa e o meu amor cresce. Cresce no dia a dia dividido, nas dificuldades compartilhadas, na certeza de que estamos fazendo o melhor possível..

Se alguma mágoa houve, ficou para traz. O caminho anda pra frente. A mágoa de ontem é só a mágoa de ontem, que a gente ultrapassa porque o carinho de hoje tem o poder mágico de fazê-la velha, como uma história antiga, daquelas que a avó contava de noite, para que a gente dormisse sem medo.

O tempo passa. Alguns anos já se foram e nós, ao longo deste tempo, nos aproximamos cada vez mais. As experiências repartidas, as barreiras, as dificuldades, e também a alegria e os momentos felizes, serviram para nos unir, num amor largo e próximo, que nos faz cada vez mais próximos.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.