Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os ipês floridos

Os ipês roxos estão floridos. E estão deslumbrantes! Eu sei que os botânicos vão explicar a florada com dezenas ou centenas de fatos científicos que expõem, com toda sua crueza, a natureza da matéria e a temporalidade das flores, abertas com o fim de preservar a espécie, garantindo a polinização, a felicidade das abelhas e a perpetuação dos ipês.

É bonito conhecer a história das plantas, da mesma forma que é bonito conhecer todas as histórias de cada ser, cada matéria ou antimatéria existente no universo. É bonito conhecer a história do universo e saber que ele não é infinito nem eterno. Que teve começo e que terá fim. Que a eternidade é atributo de Deus, apesar desse atributo ser relativo porque sem o ser humano sua ideia fica sem sentido.

Os ipês estão floridos. Há todo um lado desconhecido da ciência e é ele que explica a florada dos ipês acontecer da forma como acontece, como se espalha, como atrai os pássaros e alimenta a fome das abelhas.

Como a forma das flores se abre em cachos que balançam ao vento, este mais e aquele menos, apesar do vento soprar com a mesma intensidade sobre todos eles.

A florada dos ipês fala de menos água, de menos chuva, de mais frio, de ter ou não ter seja lá o que for. Também pode ser o contrário.

A florada dos ipês fala de tudo, mas não gosta de política, nem tem lado, só tem vergonha das barbaridades que deixam mais feio o cenário brasileiro. Tem vergonha da vergonha que as pessoas de bem sentem vendo a sandice tomar conta das pessoas.

A florada dos ipês acredita que a vida pode ser bela, que o bem é um direito e que a felicidade pode ser alcançada. A felicidade dos ipês é florir como um gesto de paz, de entrega e de compaixão da natureza. A felicidade dos ipês é muito mais do que enfeitar a cidade.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.