Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O peixe suicida

[Crônica do dia 17 de março de 1998]

A Whiteread, a grande regata de volta ao mundo que agora está em São Sebastião é rica em emoções. Emoções que fazem dela uma prova única para os velejadores que se submetem à tortura de se instalarem num barco com pouco conforto e nenhuma privacidade, e emoções para os que acompanham o seu percurso, seguindo a rota dos barcos pelos mares da terra.

Às vezes a adrenalina é tanta que gente menos afeita a uma prova deste calibre acaba perdendo seus referenciais, mesmo não estando engajada em nenhum dos barcos participantes. Foi isto que o Adhemar Altieri e o Plínio Romero puderam constatar, cobrindo a prova para a rádio eldorado, nas águas de São Sebastião.

Estavam os dois num barco, cobrindo a regata, quando um peixe saltou para dentro dele. É incrível, eu sei, mas o peixe realmente saltou para dentro do barco. A primeira reação do Plínio e do Adhemar foi de espanto. Afinal, não é comum peixes saltarem do mar para dentro dos barcos.

Se nem mesmo quando fisgados eles gostam de cooperar, lutando desesperadamente para escapar do anzol e depois para não deixarem as águas, imagine o que pensar de um peixe que salta, sem mais nem menos, por livre e espontânea vontade, para dentro do barco onde você está, cobrindo as emoções da Whiteread.

E foi isto que aconteceu. Com certeza, empolgado com a movimentação nas águas normalmente desabituadas a receberem visitantes tão importantes, o peixe quis ver de perto os veleiros e as pessoas que alteravam tão radicalmente o seu dia a dia. Adrenalizado, pulou no barco, de onde o Plínio, passado o espanto, o retirou, devolvendo-o delicadamente para o mar de onde viera.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.