Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As crateras da Cidade Tiradentes

[Crônica do dia 14 de janeiro de 2003]

São Paulo foi eleita mais de uma vez a mais suíça das cidades brasileiras. É uma honra rara, se lembrarmos que as cidades suíças costumam ser as mais monótonas do mundo, pela ordem, pelo asseio e pela pouca chance de fazer alguma coisa depois das dez da noite.

São Paulo vive na contra mão desta realidade. Aqui, ordem é uma noção completamente esquecida, o asseio se materializa no lixo jogado nos rios, e a vida não para, 24 horas por dia.

Então se, as cidades suíças não têm nada de São Paulo, como é que São Paulo teve a honra de ser eleita a cidade mais suíça do Brasil?

A resposta é fácil. Poucos lugares, incluindo a lua, têm tantos buracos como São Paulo.

E é isso que ao longo dos anos foi fazendo a diferença. Nada se parece mais com um queijo suíço do que as ruas da cidade. Comovidos com o empenho, os jurados do concurso reconheceram os méritos paulistanos e recompensaram a cidade com o título de mais suíça das cidades brasileiras.

Com a mudança de direção nos destinos da administração municipal teve gente que temeu pela capacidade da cidade continuar mantendo o título, mas foi um temor infundado. São Paulo tem tudo para continuar imbatível, ganhando ainda por muitos anos o título de mais suíça das cidades brasileiras, mesmo com Manaus dando uma chegadinha, e os buracos gigantes de Caieiras e Santa Catarina ameaçando tomar as primeiras páginas dos jornais.

Pouca gente sabia, mas as crateras continuam aqui, como cáries gigantes nas ruas da Cidade Tiradentes.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.