Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Já começou

O balé já começou. Ainda não deu a hora, está cedo, mas a coisa já começou. Já matou gente, arrancou ponte, derrubou casa, levou tudo o que muitos tinham.

Teoricamente, a temporada de tempestades de verão acontece no verão. É nessa estação que as chuvas descem com força total sobre o sul e o sudeste brasileiros.

Mas isso é uma informação do passado, aliás, como acontece com todas as estatísticas. Não existe estatística futura, então não dá para saber como vai ser daqui pra frente. O certo, pelo menos empiricamente, é que a festa já começou e quem souber dançar que dance porque ficar parado é atributo de poste.

Só que, dependendo do lugar, dançar não adianta nada. É preciso nadar. A enxurrada passa com a força do mau humor dos deuses caindo sobre os seres humanos. Quando isso acontece, tanto faz, nadar também não adianta, ninguém nada na correnteza desembestada que leva a vida e a morte na mesma toada e que só acaba depois que a ladeira acaba.

Como os americanos gostam de estatísticas, dizem que lá o povo está cada vez mais se instalando em áreas de risco. Eles estão nos copiando. Desde a abolição da escravidão e da volta das guerras do Paraguai e de Canudos que milhões de brasileiros vivem em áreas de risco.

E é desde aqueles tempos que os deslizamentos, desmoronamentos, enxurradas, chuvas fortes etc. cobram seu preço, em vidas e bens.

O Brasil tem uma enorme desigualdade social. Mas, na hora do vamos ver, quando o céu cai nas nossas cabeças, a natureza não faz distinção. Atinge ricos e pobres com a indiferença de quem tá pouco se lixando para quem está morrendo. O duro é que ninguém faz nada para tentar mudar o quadro. Ano a ano a coisa só piora e a conta cresce.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.