Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Jabuticabas não seguem regras

Você, como eu, imagina que as jabuticabeiras são disciplinadas e seguem regras rígidas, como os exércitos romanos sob o comando de Júlio César. Imagina que elas dançam a mesma música, todas no mesmo compasso, no mesmo ritmo, cantando juntas, enquanto as frutas amadurecem ao mesmo tempo.

Você acha que, porque você acha que deveria ser assim, é assim, só que não é. As jabuticabeiras são árvores com caráter forte, só fazem o que querem, quando querem. O resto, para elas, não tem a menor importância, com exceção dos sabiás, bem-te-vis e outras aves que elas gostam que pousem em seus galhos.

Também não podemos esquecer as abelhas. As jabuticabeiras gostam que as abelhas ataquem suas frutas e furem as cascas das jabuticabas para beber o suco doce e peculiar.

Para quem acha que as jabuticabas chegam ao mesmo tempo, as duas jabuticabeiras da minha casa
chegaram está fazendo um mês e tem outras árvores com fruta verde nos renques presos nos galhos.

Não há sincronização entre elas. Cada uma faz como quer, pouco se lixando se agora seria a época das pitangas. Para elas as pitangas não têm a menor importância, o que vale é o momento em que seus calangos amadurecem.

Acabo de comprovar isso na fazenda da Regina Scavone, que deu um delicioso almoço para a Academia Paulista de Letras. As jabuticabeiras estavam carregadas e as frutas no ponto, mas amadureceram muito depois das frutas das duas árvores da minha casa.

Não sei se é consequência do caos e falta de liderança do mundo ou se sempre foi assim. Cada um por si, numa saudável anarquia da natureza, que acha muito mais divertido não ter um esquema formal.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.