Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uma final fascinante

[Crônica do dia 04 de junho de 1998]

Quando a Eldorado decidiu que era hora de criar um concurso de música instrumental brasileira, a direção da rádio estava dando continuidade à ideia que há anos levou à criação do Prêmio Eldorado de Música, já consagrado e responsável pelo lançamento no cenário artístico nacional de mais de um nome de muito talento, que, sem o prêmio, demoraria bem mais para obter o seu reconhecimento.

Por conta da falta de espaço comercial para a música instrumental no mercado brasileiro, o concurso foi pensado para divulgar este músico, abrindo-lhe portas que as gravadoras dificilmente abrem, por conta da baixa vendagem deste tipo de música se comparada com os campeões do porte da música sertaneja, do pagode, do axé e das música infantis, cantadas normalmente sem talento, mas que vendem milhões de discos.

O concurso se estendeu por um bom tempo, em seleções as mais complicadas e difíceis, porque, como disse um dos jurados na abertura da final, “não há como se comparar dois instrumentos tão diversos como um contrabaixo acústico e um piano”.

Aliás, eu nunca imaginei que um violão-celo, que não se chama violão-celo, mas contrabaixo acústico pudesse tocar fosse lá o que fosse, além de um tum, tum, tum, bastante limitado.

E o bicho toca! Toca ao ponto de ganhar o concurso, dividindo o prêmio comum piano, que também deu uma lição de interpretação.

O curioso é que o contrabaixo acompanhou a apresentação do piano, que também acompanhou a apresentação contrabaixo.

Mas se eles foram os vencedores, os outros concorrentes não ficaram devendo nada para ninguém. Eles deram um show, que foi lindamente fechado por um bandolim que levantou a plateia.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.