Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Saudades de tio Ruy

Outro dia, zapeando a televisão, dei com uma cantora cantando “Don’t cry for me Argentina”, o sucesso do musical “Evita” que até hoje me comove, mas que fazia muito tempo que eu não escutava.

Adoro a música desde a primeira vez que a ouvi, na metade da década de 1970. Mas mais do que simplesmente gostar, essa música me traz uma série de lembranças felizes, entre elas, meu tio Ruy, figura constante na minha vida, da minha primeira infância até sua morte, já no século 21.

Tio Ruy é dessas pessoas que não é possível esquecer e que teve profunda influência no que eu sou. Foi ele quem disse, na piscina da fazenda, “Tem gente que nasce com o direito de exigir e tem os que nascem com a obrigação de pagar. Vocês (meus primos e eu) estão na segunda categoria”.

Se alguma frase teve impacto na minha vida, foi essa. Mas tio Ruy fez mais. Graças a ele, eu não como nhoque e, aprofundando o tema, descobri que não como nhoque porque nhoque não existe.

A lógica é simples, nhoque é como uma cidade que não vou citar o nome, mas que é muito ruim. Essa cidade é um pesadelo, portanto, é um sonho. Como sonho não existe, essa cidade não existe. Como nhoque é igual a ela, o nhoque também não existe.

Mas voltando a tio Ruy, ele está presente no Pacaembu, em Louveira, no Guarujá, em Cananéia, no Albardon, navegando pela costa paulista até o Rio de Janeiro, em viagens memoráveis e inesquecíveis.
Está presente em aventuras mágicas, em histórias maravilhosas, em momentos marcantes, como minhas posses como Acadêmico e depois como Presidente da Academia Paulista de Letras.

Tio Ruy, que saudades! Onde você estiver – espero que você e papai sigam juntos nos fins de tarde da eternidade – muito obrigado por tudo!

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.