Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A CET se supera

Você acha que já viu tudo e que não tem como o trânsito de São Paulo piorar. Aí é que está o seu engano. Tem. Tem e piora todos os dias, tanto faz o que te digam.

Desde que eu me dou por gente, e faz tempo, o trânsito da Capital só piorou. As razões são as mais diversas, mas a primeira e indiscutível é que tem cada vez mais carro do que rua. Além disso, boa parte das ruas é esburacada, então, o que seria ruim por conta da matemática fica pior ainda por conta da engenharia.

Também é possível se falar na qualidade do motorista paulistano, na falta de ordem, para não dizer o caos que é o trânsito porque tem gente que não respeita nada e toca em frente como se a rua fosse dele, tanto faz se paga ou não paga o IPVA.

Curiosamente, além desses fatores, tem um que se sobrepõe aos demais e que, pelas suas peculiaridades, seria no mínimo caso de estudo por alguma universidade multidisciplinar, capaz de avaliar variáveis das diferentes áreas das ciências exatas e humanas.

São Paulo tem, faz muito tempo, a CET como encarregada de dar conta das ruas da cidade. Só que, desde seu início, o reinado da CET se pautou pela busca quase constante pela perfeição invertida.

Quer dizer, a CET não busca solução, a CET busca confusão, ou seja, piorar o caos nosso de cada dia através de ações e omissões cientificamente planejadas para causar o máximo de dano com o mínimo de esforço e, se possível, parar o que for parável, tanto faz a que preço.

Depois da pandemia, o quadro se agravou. A CET está mais alerta do que nunca e, na sua proverbial incompetência, tem atingido patamares inimagináveis num país civilizado. São Paulo não anda mais, se arrasta, tanto faz a hora. Mais um pouco, vamos começar a dar macha a ré no trânsito.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.