Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Não tem limite?

A base do terrorismo é o horror, o monstruoso, o indizível, o aleatório, sem razão de ser, sem culpa ou falta de culpa, praticado deliberadamente, sem motivo, a não ser causar perplexidade.

A Primeira Guerra Mundial começou por causa de um ato terrorista. Assassinaram o herdeiro do trono da Áustria. Da mesma forma que, décadas depois, terroristas irlandeses explodiram o barco do herói de guerra britânico, Lord Mountbatten, quando ele passava férias com seus netos. 

O Brasil conheceu o movimento. Não é verdade que os seus adeptos lutavam pela democracia. Lutavam pela implantação de outra ditadura, muito mais cruel, capaz de atos terroristas contra o próprio povo e matar aleatoriamente 23 milhões de pessoas de fome, como aconteceu na antiga União Soviética.

Para quem acha que o terrorismo é coisa de subdesenvolvido, vale lembrar os atentados na Espanha, na Grã-Bretanha, na França, na Suécia, na Alemanha e em outros países ditos civilizados para se ter certeza de que não é bem assim.

Mas o que aconteceu agora em Israel vai além do imaginável, ultrapassa as raias dos filmes de terror, chega no horror absoluto, o horror que paralisa e enche de medo e vergonha o coração mais duro.

O Hamas ultrapassou todos os limites possíveis de barbárie e atrocidade. A forma como suas vítimas foram mortas ou sequestradas lembra Neoptolemo, filho de Aquiles, atirando o Astianax, filho de Heitor, com a cabeça de encontro a uma coluna.

Explica por que as monjas medievais cortavam os seios quando os conventos eram invadidos. O ser humano nem sempre é bom ou generoso. A verdade estava meio escondida pela pandemia. Agora voltou, mais brutal do que nunca. Cumpre às pessoas de boa vontade impedir que se repita.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.