Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O princípio básico do futebol

O princípio básico do futebol é ganhar o jogo. Para ganhar o jogo, o time precisa fazer mais gols do que o outro. Como dizia um velho narrador esportivo: “A equipe que transformar a sua superioridade em campo em maior número de tentos vence a partida. Já a que não conseguir transformar sua superioridade em maior número de tentos perde a partida.”

A grande mudança do jogo europeu, atualmente o mais bonito do mundo, é que eles descobriram a velha máxima e seguem à risca o princípio básico do futebol, qual seja, marcar mais gols do que o outro time e, para isso, atacam e atacam de novo e de novo, rapidamente, para envolver a defesa adversária e assim terem melhores chances de chutar e marcar o gol.

De forma simples, para marcar gol é preciso se aproximar do gol adversário pelo menos até uma distância possível de chutar e marcar. Ou seja, entrar no campo do adversário, se aproximar da área, se possível entrar na área e aí marcar o gol.

Misteriosamente, o Brasil, que durante décadas teve o melhor futebol do mundo, resolveu inovar. Agora, os times brasileiros jogam para trás, ou seja, em vez de invadirem o campo adversário para chutar a gol, cada vez que a bola chega um pouco depois do meio do campo, o jogador que a recebe para, se vira e recua para alguém mais atrás, que recua de novo, para alguém que joga para o lado e o que recebe de lado recua para o goleiro.

Aí o goleiro lança a bola para alguém bem perto, se possível dentro da área, que passa para outro mais no meio do campo, que abre para a lateral, de onde ela é recuada para o goleiro que começa tudo de novo.

Não há dúvida, o time tem a posse de bola por 70% do jogo, mas não chuta a gol, então não marca. Já o adversário, que fica com a bola 30% do tempo, ataca, se aproxima da área brasileira, chuta, marca e ganha o jogo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.