Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A Fátima é ótima

O Brasil é o país das oportunidades e das desigualdades. É o país onde o amigo do rei fica rico sem merecer e onde o que não é amigo do rei, por vontade do rei, sem levar em conta nada além da sua vontade, fica pobre e quebra, tendo que despedir milhares de funcionários porque o rei quis de outro jeito.

É o país onde mais de cem milhões de pessoas ganham até dois salários-mínimos, onde sessenta milhões de pessoas são vulneráveis à fome e onde voam milhares de jatos e helicópteros privados.

É o país onde uma mulher batalhadora, há mais de vinte e cinco anos, dá conta da vida, emprega mais de dez funcionários e presta um serviço da melhor qualidade.

A “Fátima é Ótima” é uma barraca de comes e bebes na beira da praia de Pitangueiras, no Guarujá. Há mais de vinte cinco anos ela está lá, com sua lona branca e azul chamando a atenção dos banhistas que usam a praia e que alugam suas cadeiras e guarda-sóis ou pedem petiscos, refrigerantes e cerveja gelada, enquanto aproveitam o dia, este ano, graças a Deus, sem música de qualquer espécie porque caiu a ficha do prefeito que é melhor agradar a maioria do que fazer média com uma minoria que não vota e gasta pouco, porque faz o bate e volta e traz de casa a geladeira abarrotada com tudo que vai consumir.

Falar da “Fátima é Ótima” é ficar com água na boca, pensando nos pastéis de queijo, na lula e em todas as alternativas que ela oferece. Seus colaboradores são atenciosos e competentes e ela montou um sistema de controle que dá números para os guarda-sóis o que facilita o atendimento e a certeza na conta. 

Este ano, fora ela e o filho, trabalham na sua barraca quatorze pessoas. E trabalham bem, o que explica o seu sucesso.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.