Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Espetáculos para todos

Musical, comédia ou ópera. Qual é a sua preferência?

A multicultural cidade de São Paulo abriga o maior número de teatros do país. São mais de 120 casas de espetáculos, das mais antigas às mais modernas, que já foram e são palcos de cenas inesquecíveis e de muito momentos que marcaram a nossa história. Mas muito antes delas existiram, foi também em São Paulo que aconteceu a primeira manifestação teatral, por iniciativa do padre jesuíta José de Anchieta.

Andar pelas salas de teatro da cidade, principalmente as mais antigas, é um verdadeiro banho de cultura. A começar por imaginarmos o que se passou por lá, quantos espetáculos encantaram os olhos e os corações do seu público, em meio a toda a sua arquitetura, muitos deles, com o palco em formato italiano, lustres grandiosos de cristais e quadros de artistas consagrados, que se contrapõem ao tapete vermelho.

Muitos acham que o mais antigo deles é o Theatro Municipal quando, na verdade, foi o Theatro Pubblico, construído no Pateo do Colégio e demolido no ano de 1870. O Teatro São José era o segundo mais antigo, por pouco mais de duas décadas, ele foi a principal casa de espetáculos, mas a sua história termina com um final trágico, em um incêndio.

No lugar do Teatro São José foi construído o Theatro Municipal, inaugurado em 1911, inspirado na Ópera de Paris. Considerado um cartão postal da cidade, ele abrigou vários importantes acontecimentos culturais, o maior deles foi a Semana de Arte Moderna de 1922, dando início ao Movimento Modernista no Brasil.

Porém, antes dele, em 1903, o Abade Dom Miguel Kruse fundou o Teatro de São Bento, dentro do Mosteiro de São Bento que por si só já é um espetáculo de arquitetura. Este é o mais antigo teatro hoje em atividade na cidade. Por lá, passaram grandes nomes, como os dos atores Sérgio Cardoso e Raul Cortez, e do escritor Oswald de Andrade.

Você pode se interessar:

E voltando bem mais ao tempo, nos primórdios da cidade, a primeira manifestação teatral que se tem notícia no país aconteceu exatamente em São Paulo. A iniciativa foi do padre jesuíta José de Anchieta (1534-1597), a partir de autos escritos por ele, índios serviram como atores e também para formar a plateia.

Como o espaço aqui é pequeno para retratar todas as casas de espetáculos, são mais de 120 na cidade, a dica é você incluir parte delas no seu roteiro, a maioria fica no centro, como é o caso do Teatro Itália. É um programa muito bacana para fazer com os amigos, com a família e até sozinho. Afinal, um banho de cultura não faz mal a ninguém.

Qual é a sua preferência? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.