Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A magia da telona, ninguém resiste…

E você acha que as salas de cinema irão desaparecer?

De longe, a capital paulista reúne o maior número de salas de cinema entre as cidades do país e é a segunda maior do mundo em vendas de ingressos, atrás apenas de Paris. E esta história começou no início do século XX, com a inauguração da primeira sala de cinema, o Cine Bijou-Theatre, em 1907, no centro da cidade. De lá para cá muita coisa mudou, São Paulo já tem até uma sala de cinema 4DX, e há muitas opções para nós.

Antigamente, o centro da cidade abrigava o maior número de salas de cinema de São Paulo. Era diversão na certa e o programa preferido de muitos paulistanos que, inclusive, se vestiam formalmente para irem ao cinema. Comodoro, Cinespacial, Cine São Bento e o Marrocos, considerado o mais luxuoso da América do Sul, nos anos de 1950, são alguns dos nomes destas casas que marcaram toda uma época. A grande maioria não existe mais.

Mas para a nossa sorte, algumas foram repaginadas, como é o caso do Cine Belas Artes, inaugurado em 1943 com o nome de Cine Ritz, reaberto em 2014, com o nome Caixa Belas Artes. E no lugar das ruas, as salas de cinema conquistaram seu espaço nos shopping centers. Hoje, eles concentram as melhores salas do país com tecnologia de até 4DX, parecendo que literalmente estamos dentro do filme. É mágico e até assustador!

Você pode se interessar:

E nós temos muitas opções em São Paulo, afinal, são 347 salas de cinema, a maior quantidade entre as cidades brasileiras, e também é a que detém o maior número das chamadas salas vips. Nestes espaços, você pode assistir aos filmes em poltronas megaconfortáveis e desfrutar de cardápios diferenciados, além da tradicional pipoca.

Ao que tudo indica, as salas de cinema ainda terão o seu público, mesmo com a forte concorrência com a TV paga, o pay-per-view e os home theaters cada vez mais potentes em nossas casas. Mas acho que não voltaremos ao patamar da década de 1970, quando as salas de cinema em São Paulo eram o entretenimento preferido da população, mais do que a televisão e o futebol.

Qual é a sua preferência? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.