Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pneu furou?

Não se preocupe. Borracharia é um negócio que se mantem por mais de um século

Mesmo com toda a tecnologia empregada na produção de pneus, parece até que eles não furam mais, mas isto pode acontecer, como também você passar com o seu carro por um buraco e a roda ficar danificada, ainda mais em uma cidade com ruas tão esburacadas como São Paulo. E tão antiga como a história do automóvel é a origem das borracharias. Elas não somente sobreviveram ao tempo, não foram engolidas pelos centros automotivos, como novas são abertas, a exemplo da Borracharia Portugal. (ler mais).

Há profissões que são seculares e ao que tudo indica não há como substituí-las, como a de sapateiro, costureira e a de borracheiro. Há as que mudaram de formato, como você já deve ter percebido, e um dos exemplos mais notórios é a de farmacêuticos donos de pequenas farmácias que deram lugar às grandes redes. Mas em se tratando de borracharias, muitas se mantém firmes e fortes, e grande parte delas é um negócio que passou de pai para filho.

E não somente as mais antigas são encontradas nos bairros da cidade, como há novos empreendedores neste ramo, entre eles, Jefferson Agustinho, da Borracharia Portugal, na zona Sul de São Paulo. Há três anos, ele deixou o seu emprego em uma oficina mecânica para partir para carreira solo. E porque borracharia?, responde ele: “Eu fui incentivado pelo meu pai que trabalhava como borracheiro, também em uma oficina mecânica”.

Uma decisão que se mostrou certeira. Poucas empresas no país sobrevivem ao segundo ano de vida e a dele vai de vento em popa, graças à demanda. E o negócio de Jefferson não é só consertar pneus. “A maior parte do serviços é pneu furado e de cada dez casos, dois são por danos por buracos. Mas eu também vendo muitos pneus usados para um público de alta renda, aquele que tem até Porsche Cayenne, e que não quer gastar com pneus novos”.

Você pode se interessar:

Com uma média de 20 veículos atendidos por semana, a Borracharia Portugal faz parte de um universo de 1.835 borracharias que existem no Estado de São Paulo, segundo o anuário da Indústria de Reparação de Veículos no Estado de São Paulo, produzido pelo Sindirepa Nacional. No Brasil são 7.404. E enquanto houver carros e motos nas ruas, demanda sempre haverá. E a frota é grande.

Você já precisou de um borracheiro? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.