Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Você já escolheu a sua fantasia?

A maior festa popular conquista definitivamente São Paulo

O Carnaval definitivamente conquistou o paulistanos. Nos blocos de rua ou na passarela do samba, ele contagia milhares de foliões que aproveitam este período para capricharem em suas fantasias, é um momento para brincadeiras e diversão. E pensar que Vinicius de Moraes chegou a declarar que “São Paulo é o túmulo do samba”, frase de que ele depois se arrependeu, além do que ele nunca imaginaria que o carnaval de São Paulo tomaria tamanha proporção e que já está quase ultrapassando o do Rio de Janeiro.

A maior festa popular, o carnaval, foi trazida para o Brasil pelos portugueses, com a celebração do Entrudo, uma festa que durava três dias e antecedia a Quaresma, e logo se espalhou pelo país. Um dos marcos em São Paulo eram os bailes nos clubes da cidade, muito comuns no século passado, quando muitos de nós esperávamos por este momento para caprichar nas fantasias. E o que víamos por toda parte eram pierrôs, arlequins, colombinas e muita criatividade.

Também as ruas se tornaram palco desta festa. O pioneiro foi o “Cordão da Barra Funda”, que surgiu em 1914, dando origem a muitos outros blocos. E um dado que me chamou a atenção é que neste carnaval, nada mais nada menos, do que 570 blocos se apresentam na cidade. Isto é para imaginarmos a proporção que tomou o carnaval por aqui, hoje, com 34 escolas de samba que desfilarão no sambódromo. E são milhares de turistas que a cidade recebe e que movimentam cifras consideráveis.

De longe, o maior Carnaval de rua do país é o de Salvador. Mas você sabia que por anos o do Rio de Janeiro ocupava o segundo posto? Pois bem, porém, desde o ano passado, ele foi superado pelo de São Paulo. E também não será surpresa se o carnaval paulistano ultrapassar o carioca em receita. Para se ter uma ideia, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que neste ano será gerada na cidade uma receita de serviços de R$ 1,9 bilhão. Para o Rio de Janeiro, a estimativa é de um pouco mais de R$ 2 bilhões.

Você pode se interessar:

A diferença entre ambos está no crescimento previsto quando comparado ao carnaval de 2018. De 5,4% em São Paulo e menos da metade no Rio de Janeiro. Ao que tudo indica, a cidade tem conquistado cada vez mais foliões e o setor de bares e restaurantes agradece, já que 60% dos gastos deles são para esta finalidade. E vale lembrar que o carnaval é para todos os gostos, para quem não curte a folia, há muitos outros programas interessantes.

Você gosta do carnaval? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.