Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Quando o vizinho se torna um problema

Nem sempre é fácil evitar conflitos, mas é a melhor maneira

Quem é que nunca se incomodou ou teve uma desavença com um vizinho? Viver em sociedade não é fácil, nem sempre um sabe respeitar os limites e os direitos dos outros. Geralmente, os conflitos acontecem por pequenos motivos, como aquela música alta que se estende pela madrugada, buzinas em horários inusitados, a furadeira que é acionada no domingo bem cedo e exemplos não faltam. Grande parte das ligações para a Polícia Militar é por brigas de vizinhos que poderiam ser evitadas.

Toda vez que nós procuramos uma nova casa para morar, nós buscamos entender como é a vizinhança. E quando há um imóvel ou apartamento desocupado por perto, pensamos: Quem serão os novos moradores? Muitos dão a sorte de terem vizinhos tão legais que chega ao ponto de se tornarem amigos, porém, nem sempre é assim.

Aquele que aparentemente parecia bacana pode se transformar em um grande incômodo, há também aquele que assim que se mudou já mostrou que coisa boa não vem. Ninguém está imune a isso e em qualquer bairro da cidade. Muitas vezes é preciso ter sangue de barata para evitar que conflitos aconteçam. Afinal, você mora ali. Mas isto não significa ter tolerância e aceitar que o seu vizinho faça o que bem entender.

Seja por música alta, barulhos em horários que lhe tirem o sono, o carro estacionado na frente da sua garagem, gritos diários com o cachorro, são vários os motivos que podem incomodar profundamente ao ponto de lhe tirar do sério. Mas antes que isto aconteça e que se torne um conflito com o seu vizinho, o melhor caminho é buscar o diálogo, se você sentir que ele é aberto a isso. Se não for, não se exponha. A polícia é a melhor solução.

Você pode se interessar:

Ainda mais nos dias de hoje que qualquer motivo tem levado as pessoas a perderem a cabeça, uma simples discussão pode se tornar uma violência verbal e até física, o que com certeza não vale a pena. E a questão é tão séria que a Polícia Militar do Estado de São Paulo criou um programa, em 2016, para pacificar conflitos de vizinhos, inicialmente em Araraquara. Chamado de Medição Comunitária, e a meta é estendê-lo por todo o Estado.

Você já passou por isso? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.